Nas unidades da Med-Rio é realizado o exame espirometria, o principal na identificação de doenças respiratórias

 

O dr. Fernando Ventromille na sala de exame da Med-Rio: ele conta que no check-up da clínica é comum observar a obstrução parcial das vias aéreas, que ocorre em clientes fumantes, com asma brônquica e alérgicos

 

A avaliação pulmonar de rotina é imprescindível para prevenir e diagnosticar precocemente problemas respiratórios. E faz parte das 12 especialidades do check-up médico da Med-Rioempresa líder há 32 anos no setor de medicina preventiva no Brasil. Na entrevista a seguir, o pneumologista Fernando Carlos Ventromille Ribeiro, da equipe da Med-Rio, explica como é realizado o check-up pneumológico na clínica. Confira!

Qual é o objetivo do check-up pulmonar na Med-Rio? 

Identificar alterações em clientes fumantes com sintomas respiratórios e naqueles com sintomas iniciais e não conhecidos. O exame realizado é a espirometria, considerado o padrão-ouro na identificação precoce de doenças respiratórias. Usamos o aparelho espirômetro, no qual o cliente é solicitado a inspirar ao máximo lentamente e expirar de forma vigorosa. Dessa forma, podemos analisar o volume pulmonar e o fluxo através das vias aéreas. Quando há necessidade de complementar com outros exames, encaminhamos ao especialista.

Quais são os possíveis sintomas de problemas no pulmão? 

São a dispneia (falta de ar), a tosse e a dor torácica. Mas há outros comuns, como chiado no peito, coriza e obstrução nasal.

No check-up da Med-Rio, quais são as condições mais observadas na avaliação respiratória? 

 A mais comum é a obstrução parcial das vias aéreas, que ocorre em clientes fumantes, com asma brônquica e alérgicos.

O que fazer para reduzir o risco de sofrer problemas respiratórios no inverno? 

A dica mais importante é fazer a prevenção contra doenças respiratórias causadas por vírus, como a Covid-19 e gripe, e bactérias, como pneumonia e sinusite. É preciso se vacinar; evitar lugares com grande aglomeração de pessoas, usar máscara em lugares fechados e cheios de gente, como transporte público, manter uma boa alimentação e hidratação.

 Pode mencionar os mitos sobre a relação entre frio e doenças respiratórias?

É verdade que as doenças respiratórias são mais comuns no inverno, que a poluição aumenta o seu risco e que o ar-condicionado pode piorar ou ser causa de problemas respiratórios e que tomar sorvete pode favorecer enfermidades de vias aéreas superiores. São mitos acreditar que fazer exercício físico evita doenças respiratórias, que consumir bebidas quentes, como chá e chocolate, protege o sistema respiratório e que a automedicação com substâncias inaladas ou a instilação de medicamentos nasais, sem indicação médica, faz bem à saúde.

A missão da Med-Rio é promover saúde. Nas duas unidades da Med-Rio Check-up (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.